Viagens e Turismo

Curso ROV – Remotely Operated Vehicle

Curso ROV – Remotely Operated Vehicle

Os cursos de capacitação em ROV (Remotely Operated Vehicle) do NUTECMAR, ministrados no Rio de Janeiro pela ROBOTIC VISION em conjunto com a MAR DO MUNDO, abordam solidamente o uso desta tecnologia no crescente mercado offshore de exploração de óleo e gás, porém não se limitam a este segmento. Com a mesma riqueza de detalhes são abordadas outras aplicações da robótica subaquática em diversas frentes de trabalho, como apoio a mergulhadores, inspeções de cascos e hélices de navios, inspeções de obras de engenharia subaquáticas (pontes, cais, molhes, reservatórios, estações de tratamento de água e esgoto etc.), inspeções de usinas hidrelétricas e nucleares, aquicultura e fazendas marinhas, resgate subaquático, policiamento marítimo e segurança portuária e aplicações em pesquisas científicas.

Os cursos de capacitação em robótica subaquática do NUTECMAR foram desenvolvidos sob aprovação e chancela do Instituto Shirshov de Oceanologia, Academia Russa de Ciências. Abrangem sólida teoria e treinamentos práticos em simulador e equipamentos reais.

rov2

 

Introdução ao ROV

Duração: 3 dias integrais (das 9h00 às 18h00).
Teoria: 24 horas.
Recursos didáticos: sala de aula com projetor multimídia, laboratório com simulador de missões, tanque de treinamento básico, apostilas e manuais digitalizados em Pen Drive. Há necessidade de Notebook ou similar para estudo.
Conteúdo teórico (sala de aula):
- Definições de ROV
- Sistemas típicos
- História
- Hidráulica básica
- ROV: aplicações e mercado
- Controles, umbilicais e acessórios
- Especificações técnicas
- Requisitos de segurança
- Manutenção básica
Pré-requisitos:
- Idade: 16 anos
- Ingresso no ensino médio
Grupos: Mínimo 5 alunos, máximo 10 alunos.
Certificação: Diploma de “Introdução ao ROV” expedido pela Robotic Vision, Nutecmar e Mar do Mundo para os alunos que atingirem um mínimo de 70% de aprovação em exame teórico.
Hospedagem e alimentação: por conta do aluno.
Nota: O curso de Introdução ao ROV é pré-requisito para o ingresso nos demais cursos da área.

Piloto de ROV

Duração: 4 dias integrais (das 9h00 às 18h00).
Teoria e prática: 32 horas.
Recursos didáticos: ROV, sala de aula com projetor multimídia, laboratório com simulador de missões, tanque de treinamento básico, piscina de treinamento de mergulho profissional com 5 metros de profundidade, apostilas e manuais digitalizados em Pen Drive. Há necessidade de Notebook ou similar para estudo.
Conteúdo teórico (sala de aula – 16 horas):
- Estudo e aplicações de manuais técnicos
- Estudo e aplicação de acessórios (sonar, sistemas de posicionamento, manipuladores, depuração de imagens, ferramentas etc.)
- Calibragem de equipamentos e modos de tela
- Noções de edição de vídeo e apresentação de missões gravadas
- Manejo de umbilicais
- Técnicas de pilotagem e administração de riscos
- Estudos de casos
- Diretório de Micro e Mini ROVs e comparativo de equipamentos (50 modelos diferentes de ROVs e suas especificações técnicas)
Conteúdo prático (16 horas):
- Pilotagem de ROV em simulador – até 4 horas por aluno – com dificuldades progressivas (redução da visibilidade, aumento da intensidade da corrente etc.)
- Gravação e edição de missões
- Técnicas de pilotagem em equipamentos reais (técnicas de vôo, uso de piloto automático, orientação por bússola, desvio de obstáculos, vôo no interior de tubulações, administração de enrosco de umbilicais, manejo de umbilicais, recuperação de objetos com uso de manipulador, transporte de cabo guia e apoio a mergulhadores)
Pré-requisitos:
- Idade: 18 anos
- Ensino médio concluído
- Diploma de Introdução ao ROV expedido pela Robotic Vision, Nutecmar e Mar do Mundo, ou certificação equivalente a ser analisada pelo instrutor.
Grupos: Mínimo 5 alunos, máximo 10 alunos.
Certificação: Diploma de “Piloto de Micro ROV” expedido pela Robotic Vision, Nutecmar e Mar do Mundo para os alunos que atingirem um mínimo de 70% de aprovação em exame teórico e avaliação prática.

Hospedagem e alimentação: por conta do aluno.

Piloto Avançado de ROV

Duração: 3 dias das 9h00 às 18h00 e último dia das 9h00 às 12h00.
Teoria e prática: 78 horas.
Recursos didáticos: ROV.
Conteúdo prático:
- Neste curso, estritamente prático, os alunos permanecem por três dias integrais em alojamento no litoral Paulista realizando atividades de treinamento em situações reais
- O programa inclui treinamento prático de pilotagem de ROVs em missões reais tais como inspeções de cascos de embarcações, estruturas portuárias, identificação de organismos marinhos, tubulações submersas, reservatórios de água, rios, canais, apoio a mergulhadores, resgate de objetos através de manipulador etc a depender das opções disponíveis.
Pré-requisitos:
- Idade: 18 anos
- Ensino médio concluído
- Diploma de Piloto de Micro ROV expedido pela Robotic Vision, Nutecmar e Mar do Mundo, ou certificação equivalente a ser analisada pelo instrutor.
Grupos: Mínimo 5 alunos, máximo 6 alunos.
Certificação: Diploma de “Piloto Avançado de Micro ROV” expedido pela Robotic Vision, Nutecmar e Mar do Mundo para os alunos que atingirem um mínimo de 70% de aprovação em atividades práticas e demonstração de espírito de equipe.

Hospedagem e alimentação: por conta do aluno. O almoço está incluído neste módulo.
Nota: Neste curso, estritamente prático, os alunos permanecem por três dias integrais realizando atividades de treinamento em situações reais.
Observações: Data sujeita a alteração a depender de previsão do tempo e das condições climáticas.